blog, Séries

Séries canceladas: 5 motivos que fazem isso acontecer

Recentemente tivemos diversas séries canceladas como por exemplo Demolidor, Lúcifer, Jéssica Jones, Punho de Ferro e, a última a sofrer com canelamento foi Monstro do Pântano. Vale ressaltar que Lúcifer foi salva pela Netflix.

Então, para entendermos o porque isso acontece, vamos listar 5 motivos que fazem com que até séries bem avaliadas como é o caso do Monstro do Pântano, sejam canceladas.

1 – Audiência

A série se sustenta principalmente de patrocinadores, então uma série com baixa audiência gera interesse de poucos patrocinadores ou de nenhum, fazendo com que o retorno em cima da produção não seja tão alto, fazendo com a série fique insustentável e cancelada.

 

2 – Saída de Atores

Atores carismáticos atraem mais audiência, consequentemente mais patrocinadores. Porém, esses atores exigem um contrato mais caro que os demais e nem sempre é possível, fazendo com que o mesmo saia. Há também situações onde o ator predileto precisa deixar a série por alguma polêmica ou, no pior dos casos, se mesmo acabar morrendo enquanto estava escalado para fazer tal papel.

 

3 – Longevidade

A medida que a série vai se estendendo, como por exemplo Supernatural, há a necessidade de haver renovações contratuais. Nos Estados Unidos, há uma lei que obriga as produtoras a aumentarem exponencialmente o contrato dos atores após o 7º ano, ou seja, ele vai ganhar mais a cada temporada que a série for renovada.

Mas se a série é grande é porque ela está boa, não é mesmo? Sim, porém uma temporada ruim pode afastar o público e como os atores já estão ganhando uma grana mais alta, ela fica sem ter como se sustentar, consequentemente acaba sendo cancelada.

 

4 – Lucro

Mesmo com bons atores e uma temática boa, um roteiro ruim ou um roteiro caro, pode fazer com que o lucro esperado não seja tão alto pelo fato de não ter injeção de dinheiro para continuar(roteiro ruim) ou gastos excessivos(roteiro caro).

Isso faz com que a série quebre e não consiga continuar contando a história.

 

5 – Qualidade

O que me fez criar esse post foi o cancelamento do Monstro do Pântano, série que eu estava muito hypado para assistir. Os motivos que justificaram o cancelamento foram vários e um me chamou bastante atenção: orçamento reduzido.

Quando uma série é iniciada, os produtores têm um limite para gastar, geralmente esse limite é acrescido em uma possível renovação, porém não seria o caso do Monstro do Pântano.

Uma possível segunda temporada da série teria um orçamento menor que a primeira, o que deixou os produtores receosos na questão da qualidade do produto final, então eles optaram por cancelar a produção.

 

A lista acaba por aqui! Logicamente que existem outros vários fatores que levam ao cancelamento de séries, mas acredito que esses são os principais, os que mais tiram o sono dos showrunners. O que vocês acharam?

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.