blog, Séries

MARVEL e DC: Qual a diferença entre dimensões e multiversos?

MARVEL e DC são duas franquias conhecidas por abordarem a história de muitos heróis e diversas realidades. Enquanto a primeira começou a abordar isso no último filme Avengers: Endgame, a DC já trabalha com isso faz um tempo na saga do Arrowverse.

No Universo das séries da DC, múltiplas realidades e terras já foram reveladas e o crossover final desse universo será o Crise Nas Infinitas Terras.

Resultado de imagem para crise nas infinitas terras crossover

No universo MARVEL, essa questão de múltiplas realidades e dimensões começou a ser abordada no filme Avengers: Endgame e já está confirmado que os produtores vão desenvolver melhor esse assunto.

Em um dos trailers do próximo longa da MARVEL, Homem Aranha: Longe de Casa, o Mistério é apresentado como um personagem de outro mundo. Por introduzir isso nos filmes, é possível que as séries da MARVEL que estarão presentes no sistema de Streaming da Disney também façam alguma abordagem em cima dos multiversos. Confira o trailer:

E para quem ainda não é muito antenado no assunto, há diferenças entre multiversos e dimensões, acredite, não são a mesma coisa!

Então, qual a diferença entre Multi Universos e Dimensões?

 

Multi Universos ou Multiversos

Terras e realidades diferentes, onde pode sim existir o mesmo herói, porém ele pode possuir características distintas, podendo ser até um vilão.

Além disso, a ambientação como conhecemos de cidades, praias e fazendas pode não existir ou funcionar de uma maneira diferente.

Alguns filmes de ficção utilizam o termo universo paralelo, definindo-o como um mundo onde tudo funciona ao contrário, ou seja, quem é mocinho será o vilão no mundo paralelo.

Resultado de imagem para john diggle lanterna

Um exemplo disso é John Diggle, que na terra 1 é o Espartano, porém em um acontecimento no crossover Elseworlds é dito que na terra 90 ele é um integrante da tropa dos Lanternas Verde.

 

Dimensões

São mundos paralelos dentro de um mesmo universo, um exemplo disso é o Reino Quântico. No filme Endgame, podemos ver o Reino Quântico é acessado para viagens temporais, afetando apenas uma realidade.

Resultado de imagem para reino quantico

Para definir como as dimensões são criadas vamos pegar carona na fala do Einstein, que dizia: ”O espaço e o tempo não eram fixos e imutáveis. Na verdade, eles eram flexíveis e manipuláveis.”

Com isso, a criação dessas dimensões acontece quando há uma distorção extrema no tamanho de uma pessoa ou um objeto, ou na duração de um segundo, dois fatos que vemos no Reino Quântico.

  • Distorção de Tamanho: Para acessar o reino microscópico Scott precisa encolher o seu corpo para um tamanho extremamente pequeno.
  • Distorção Temporal: Quando o Homem Formiga retornou para a realidade desolada pelo Thanos havia se passado 5 anos, mas para o herói, no Reino Quântico se passaram 5 horas.

Para concluir, podemos dizer então que as dimensões são pequenos mundos presentes em um Universo.

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.